Otaku Yue Oniguiri
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindos á Otaku Yue!
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  Blog  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 --Fanfics - Dicas e Sumário

Ir para baixo 
AutorMensagem
Hana Suzumika
Administradores
Administradores
Hana Suzumika


Gémeos Porco Feminino
Mensagens : 96
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 28

--Fanfics - Dicas e Sumário Empty
MensagemAssunto: --Fanfics - Dicas e Sumário   --Fanfics - Dicas e Sumário EmptySeg Nov 23, 2009 2:09 pm

[Este guia eu escrevi no Forum de Shugo Chara! Portugal, e estou copiando para cá ^^]


--Dicas:

Já viu aqueles textos que você entra, nem teve o prazer de lê por certo motivo?
Ou então quando poucas pessoas comentam.. e nem sai um comentario sobre o que aconteceu...
E até perguntando o que você tinha escrevido..!
Pois.. Tenhamos então, algumas dicas...

1-) Narrador:

Narrador personagem, primeira pessoa.
Narrador observador, terceira pessoa.
Narrador onisciente, não é personagem, mas conta e sabe os pensamentos intimos dos personagens. A história é vista do ponto de vista deste narrador.
Escolha, eu gosto mais de terceira pessoa, mas isso é a gosto do escritor!

2-) Formatação de Texto:

Isso é um computador, não uma folha de papel, mas você pode fazer igual.
Sabe quando escreve na folha de papel?

Letra maiuscula, paragrafo. Fim de frase ponto final(.), pausa virgula(,), pergunta ponto de interrogação(?), expresar ação, emoção, grito, berro, etc ponto de exclamação(!), reticencias(...), dois pontos( : ), ponto e virgula( , )

São coisas essenciais no seu texto, use a abuse, ok?
Você faz o texto organizadinho, ponto virgula, paragrafo, certo? Ou estou errada? Então.

No computador, geralmente não usamos paragrafos, mas há quem queria, certo? Eu por exemplo, não gosto.

Exemplo de na folha de papel:
Citação :
----E o joãozinho pegou o papel e olhou para a professora. Estava confuso e sem muito jeito. Pegou e entrou a professora com medo.
-----Terminei professora.
-----Hah? Sim, deixe-me ver.

Assim neh?

E no computador, geralmente:
Citação :
E o joãozinho pegou o papel e olhou para a professora. Estava confuso e sem muito jeito. Pegou e entrou a professora com medo.
-Terminei professora.
-Hah? Sim, deixe-me ver.


Tah Hana-chan.. em que diabos isso vai me ajudar?

Primeiro.. você não vai dar trocentos espaços depois de escrever.
Não vai colocar colorido e nem com asteristicos. Sem descrição e principalmente colorido... e lembre-se de não botar emoticons!
Certas coisas, se não forem bem trabalhadas, não dão nenhum, nenhum, repito: NENHUM gosto de ler....
Escolha como fará o texto...

Na aula de português, provavelmente aprendeu sobre as partes "descritivas" e "narrativas".

Agora, com o vermelho para narrativa e azul para descritiva, veja o texto como fica:
Citação :
Andando por ali, estava confusa. A pequena
garota, havia fugido da escola por um tragico professor, nada bonzinho.
Tentando abusar da pequena garota? Que diabos é isso?
Ela sentou triste ao pé de uma árvore.

Olhando para tudo. O céu estava azul, com nuvens brancas, parecendo algodão. O sol brilhava no sol e a árvore onde estava sentada era enorme, e o gramado tão vasto e bonito e tinha flores um pouco mais adiante. A arvore estava toda verde, grande esbelta. Estava a um morro, e logo abaixo tinha uma rua e ao lado um muro. Ela ficou a olhar tudo a pensar: "Como agora, voltarei para aquele lugar novamente? Eu tenho que pegar as minhas coisas.."

Tah, e agora SEM a parte descritiva?

Citação :
Andando por ali, estava confusa. A pequena garota, havia fugido da escola por um tragico professor, nada bonzinho. Tentando abusar da pequena garota? Que diabos é isso?
Ela sentou triste ao pé de uma árvore.

Olhando para tudo. Ela ficou a olhar tudo a pensar: "Como agora, voltarei para aquele lugar novamente? Eu tenho que pegar as minhas coisas.."

É claro, é a mesma coisa, mas, você não nota a diferença? A parte descritiva, que descreve algo, é uma coisa mágica... você pode brincar com aquilo.. é bem bonito..
Então? Gosta? Então!

3-) Ortografia:

Meu deus, é a coisa MAIS cômica que eu já vi. Eu tomo MUITO cuidado com isso... muito...

O erro mais comum que eu acho é "De repente" e "Comigo". Vamos, comigo, agora, peguem um papel e escrevem isso 10 VEZES.
Citação :
De repente, de repente, de repente, de repente, de repente, de repente, de repente, e repente, e repente, e repente.

Comigo, comigo, comigo, comigo, comigo, comigo, comigo, comigo, comigo, comigo.

Qual o erro, Hana-chan?

DERREPENTE e COM MIGO. Meu.. meu.. chega de chamar o nome Dele em vão... Santa pipokinha...
Então tah.

Outra coisa que eu MORRO muito é a Concordância.

Tempo(pretérito, futuro, presente) e o genero(feminino e masculino).
Citação :
E ela pegou a saco de frutos. Era um treta o que acontecia por
ali. Algun pessoa podia fazer algo? Ou não? Era muitas frutas e esta
pegando muitos e não ia ter para mais ninguem e isso era ruim!

É.. de doer os olhos.. certo? E se você usasse direito?

Citação :
E ela pegou o saco de frutos. Era uma treta o que acontecia por
ali. Alguma pessoa podia fazer algo? Ou não? Era muitas frutas e estava
pegando muitas e não ia ter para mais ninguem e isso era ruim!

MUITO melhor neh? Isso faz um texto, bjsmeliga.
Ah...

Pela coisa mais sagrada para você, de pés juntos. LEIA O SEU TEXTO ANTES DE POSTAR!

Leia, 1 ,2, 3, 4 ou até 5 se for preciso, mas LEIA!

Isso ajuda MUITO e é MUITO, MUITO, repito, MUITO vantajoso... Pois você acha na segunda vez que lê, erros que não achou na primeira.. e na terceira a mesma coisa.. e na quarta.. e ai por diante, até não ter
mais erro nenhum.

4-) Vilões e Heróis: Herói tem história, glória, objetivos e etc, são os mocinhos da história. E os vilões?

Herói tem familia, sentimentos, objetivos, razões, vida e sonhos.
Vilões TAMBÉM, tem familia, sentimentos, objetivos, razões, vida e sonhos.

Tenham em mente isso, ok?

Já cansei de ver textos com vilões. Ele só quer dominar o mundo? Só?
SÓ!? E depois que ele dominar o mundo? O que ele vai fazer? Hm? Hm? Não sabe neh? Então..

Como você também pode fazer história, personalidade, aparencia, gostos e etcs, personificar seu Herói, você também pode fazer com o seu Vilão.

Lembre-se disso.

Outra coisa, por que seu vilão é um vilão?
Aconteceu algo ruim na vida dele e ele quer se vingar?
Pensei nisso também. Ninguem é mau porque quer, sempre tem um motivo.
Se você optou em ser mau do nado, na verdade tem um motivo: você optou, primeiramente e também por alguma coisa. Ninguem fica ruim do nada, todo mundo tem um motivo.
Esse motivo e também o objetivo.

Herói também. O que está fazendo na história? O que ele iria salvar? Proteger? Geralmente é esse o "heroi" da história. Certo?

Pense bem na sua fic!

-----x

-Lista de Fics

Nenhuma! xD
Mas quando tiver, será colocada aqui na listinha ;x
Ir para o topo Ir para baixo
http://tatymoriam.blogspot.com/
 
--Fanfics - Dicas e Sumário
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Otaku Yue Oniguiri  :: × Otaku Tower × :: Galeria :: Fanfics-
Ir para: